top of page

OBRAS

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

OLÍVIA POLICASTRO

artista olivia policastro.jpg

Brasília (DF), 1990 I Vive e trabalha em Petrópolis (RJ), Brasil.

Iniciou sua carreira profissional, em 2009, na dança e no teatro. A multiartista iniciou na pintura com murais, salas e quartos de casas de clientes, restaurantes e diversos lugares diferentes. Ao realizar um workshop em Búzios, Olívia realizou sua primeira pintura em tela e não parou mais. Em seguida, foi para Barcelona estudar pintura abstrata, onde encontrou o estilo que lhe permitiria fluir no mundo da imaginação. Ao longo do tempo, a prática e o aperfeiçoamento permitiram criar sua própria identidade, “Quando criança descobri na arte um lugar em que podia me expressar livremente, entendi que a criatividade trazia um imenso alívio para meus medos e angústias, e surgia em seu lugar sentimentos de alegria, amor e esperança. Quando estou pintando me sinto resgatando essa criança criativa e esperançosa. Encontrei na pintura abstrata um mundo fantástico para criar imagens que me fazem fluir nas ondas da imaginação". 


Atualmente, Policastro trabalha com pinturas no seu Ateliê em Petrópolis e reforça sua busca por autoconhecimento, se sente realizada por ter conquistado esse espaço como base e ter as ferramentas que precisa para continuar na jornada da arte. Suas obras podem ser vistas em exposições em galeria de arte no Rio de Janeiro e também já passaram por São Paulo.

ENTREVISTA

Como você entrou para o mundo das Artes?
Comecei personalizando tênis. Levei em uma loja alternativa em Ipanema e eles me pediram para expor lá. Depois passei para pinturas em paredes, tinha amigos grafiteiros e comecei a explorar as artes em murais. Trabalhei fazendo pinturas em hostel, bares, festas e casas. Depois comecei a pintar telas, montei um estúdio em casa, onde posso trabalhar feliz e calma.


O que você entende como Artes Plásticas?
Interessante, acho que não sei a real definição da palavra. Eu sempre fui autodidata nas minhas criações artísticas e nunca procurei estudar o lado mais técnico da história da arte, entende? Sempre fui mais do sentir
Mas imagino as artes plásticas como qualquer arte feita mais organicamente. Ou uma junção de vários estilos como fotografia, cenário, colagem, artes que usem as mãos. Ou posso estar errada, vou dar um Google [risos].


Como você define sua Arte?
Abstrata, minimalista, contemporânea. 


Quais são suas maiores referências no mundo da Artes?
Nunca busquei por nome, sempre fui de sentir. Buscava por tribos, pinturas corporais, estilos abstratos, cores que me estimulassem: natureza, animais, esferas, texturas. Coisas que me fizessem relaxar e esquecer o mundo lá fora, ou me trouxessem para mais perto das pessoas. 


Quais são os principais temas utilizados em suas obras? E por quê? 
Basicamente alegria, natureza e espiritualidade


Quais são as principais técnicas utilizadas em seu trabalho? E quais delas você mais gosta de utilizar?
Uso técnicas de pintura abstrata, formas, esferas, texturas. Gosto de usar as técnicas que criei para mim mesma, assim percebo minha identidade. Geralmente repito cores, formas e palavras que expressam o que estou sentindo ou algum sentimento que quero transmitir.

O que você busca passar através de suas obras para o espectador? 
Inspirar sentimentos de alegria através das cores, memórias, imagens que permitem usar a imaginação e criatividade. Ainda que cada um tenha a sua própria percepção. 


Quais as melhores e maiores experiências em sua carreira artística? 
A exposição na Galeria Cultural, do Shopping Estação Itaipava, com a mostra “Kura Corazón” (2022). Os murais feitos no Rio e em São Paulo, em especial no Beco do Batman (SP). 


Em sua obra existe um cunho de protesto além do que se é obviamente visto? Se sim, qual? Se não, há algum tema que desperte a sua vontade de protestar?
Acredito no direito de cada pessoa ser diferente e manifestar seus sentimentos. Além da importância de cuidar do planeta, dos animais e trazer o senso de comunidade com  amor e  generosidade.


Você tem interesse em fazer uma exposição itinerante? Se sim, como você imagina essa exposição? Saberia dizer qual tema gostaria de abordar? 
Com certeza! Abordaria o tema de autoconhecimento e amor-próprio com exercícios de criatividade e expressão, para adultos e crianças. Talvez palestras e questionários para reflexões.


Aonde você almeja chegar como artista plástico?
Desejo me sentir segura financeiramente. Ter um estúdio maior onde seja possível receber outros artistas, dar aulas, promover encontros. E também uma galeria de arte, onde eu possa expor minhas artes e também abrir espaço para exposição de outros artistas. 

  • Instagram
  • Whatsapp

© 2023 |Avenida Oceânica, 3630 – Rio Vermelho, Salvador – BA

bottom of page